Todo mundo é Marketeiro! Será?

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Todo mundo é marketeiro
Desde que o mundo é mundo o marketing existe. A princípio todos podem fazer marketing, com mais ou menos eficiência. Nos últimos anos o mundo mudou muito, a forma como nos comunicamos e decidimos pela compra de produtos e serviços também, mas existem duas regras que eu queria ressaltar que nunca mudarão em termos de marketing e que eu mesmo procuro me lembrar todos os dias:
1- A função do marketing (e de qualquer empreendedor) é oferecer produtos e serviços que preencham as necessidades e desejos dos consumidores (e não aquilo que ele acha que vai vender).

2- É preciso conhecer quem é o seu público alvo e personas (perfis mais fragmentados dentro do “público alvo”), quais são seus interesses, seus gostos, como se comunicam.
Tenho visto ultimamente um bom número de pessoas que me consultam, que reclamam dos resultados negativos do seu marketing, primeiro por desconhecer ou não aplicar as regras básicas do marketing e principalmente por terem ideias pré concebidas, tipo aquele paciente que vai para a consulta e logo vai dizendo o diagnóstico pro médico.
Eu gostaria de ilustrar este artigo com um fato real.
Outro dia eu estava em um aniversário e uma pessoa que soube que eu presto consultoria em marketing veio me contar que ela tem uma empresa que produz tapetes para banheiro e que havia pago para fazer um site onde os clientes podem comprar direto pela internet, e que ela fez uma “ampla divulgação” por Facebook, e-mail, e teve retorno “zero”!
Aí eu perguntei para ela: Veja, não me leve a mal, mas vou fazer um “jogo” com você! Porque você acha que alguém compraria um tapete para banheiro pela internet?
Após me fuzilar com um olhar…
Ela: Porque as pessoas usam tapetes no banheiro, fica mais bonito, protege os pés da friagem!
Eu: É verdade, mas se você fosse fazer uma lista de compras de objetos ou itens de decoração para a sua casa, em qual posição um tapete para banheiro estaria?
Novo fuzilamento….
Ela: Poderia não estar na primeira posição da lista, mas na minha estaria!
Eu: Será que estaria entre as 10?
Aí, ela já estava vermelha…..
Eu: Veja, quando você vai a essas lojas que as mulheres adoram tipo Tok Stok, Leroy Merlin, Etna e outras parecidas, os tapetes para banheiro estão logo na entrada em destaque ou estão em corredores específicos no fundo da loja?
Ela: Geralmente nos corredores “apropriados”.
Eu: Quando essas lojas fazem promoção na TV ou folhetos ou qualquer outra mídia, elas destacam itens como os tapetes para banheiro ou outros itens que dão mais destaque para elas?
Ela: Realmente, outros itens.
Eu: O que eu queria te mostrar é que apesar de todos necessitarem de tapetes para banheiro em sua residência, isso não é o tipo de produto que leva alguém a ir a uma loja física ou um site só para compra-lo. No meu entender, isso é o tipo de compra onde a pessoa passa pelo tapete e fala: “Lembrei, estou precisando de um tapete para o banheiro”, ou “Que tapete bonito, vou leva-lo”.
Então eu a aconselhei a focar seus esforços de vendas em lojas de decoração, hipermercados, mercados de bairro e até mesmo depósitos de materiais de construção. E usar os canais de marketing para criar um conceito e conhecimento sobre a sua marca, para que quando as pessoas forem comprar um tapete para banheiro ou virem a sua marca estampada, que elas decidam pelo seu produto em vez do concorrente, isso também vai ajudar seus vendedores a venderem para as lojas.
Se você que está lendo este artigo tem um produto com esse mesmo perfil, espero que a minha sugestão lhe ajude.
Quanto á minha “nova amiga”, eu me comprometi a auxilia-la a criar um blog com dicas para decoração, que podem ser divulgadas por e-mail, mídias sociais e outros canais, fazendo com que as pessoas em médio prazo passem a conhecer o seu produto e sua marca.
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