Planejamento para realmente atrair clientes nas mídias sociais

Facebooklinkedinmail

Planejamento mkt midias sociais

Usar as mídias sociais de uma maneira planejada é a melhor forma de atrair clientes e negócios a um custo praticamente zero! Veja os passos a seguir:

1- Definir um perfil de público e aumentar a base de potenciais clientes
Crie e aumente a sua base de potenciais clientes. Primeiro defina qual o público que você espera alcançar, depois pesquise o perfil das pessoas nas mídias sociais, dos “amigos” dos seus “amigos” e identifique aquelas que potencialmente possam se interessar pelos seus produtos ou serviços e mande-lhes solicitações de amizade ou comece a segui-las. Esse trabalho de garimpo exige paciência e disciplina, defina um ou dois dias da semana em que você vai fazer essa atividade, por exemplo, todas as quintas-feiras. Em geral entre o começo e meio da semana é melhor para postar conteúdo de negócios, porque as pessoas estão mais abertas do que quando chega o fim de semana.

2- Criar conteúdo relevante!
Conteúdo é tudo! Quando você posta conteúdo relevante para as pessoas, elas passam a enxergar você como uma referência e certamente quando precisarem de um produto ou serviço do seu setor, irão se lembrar de você e sua empresa. Mas também é um trabalho constante que dará frutos em médio prazo, portanto, disciplina e paciência! Escolha um dia na semana para criar conteúdo próprio ou compartilhar algum conteúdo existente.
Conteúdo relevante é qualquer assunto ou dúvida comum ou não que os seus clientes possam ter sobre o tipo de produto ou serviço que você vende, mas também podem ser dúvidas genéricas sobre outra atividade. Certamente você saberá o que dizer!

3- Formatos de conteúdo

Texto: crie textos falando de assuntos que possam interessar aos seus potenciais clientes. Os textos dão mais liberdade para expor assuntos mais longos, porém devem estar postados dentro de sites ou blogs e não diretamente nos feeds de notícias das páginas das mídias sociais porque ficam muito grandes e as pessoas evitam ler textos grandes nas mídias sociais.

Vídeos: Se você não tem paciência para escrever, os vídeos são uma opção fácil para criar conteúdo, mesmo com o seu celular ou câmera digital. O público da internet dá mais importância para o conteúdo do que para a produção.
Importante: Não crie vídeos muito longos. O Instagram e Facebook permitem que sejam postados vídeos de até 60 segundos. O Whats App, vídeos de até 45 segundos. Para vídeos maiores a opção é postar no YouTube e depois o próprio YouTube permite que você compartilhe esses vídeos nas mídias sociais.

Fotos: Faça fotos dos seus trabalhos, dos eventos que você participou, de algo que você gostou para postar em mídias sociais.

Replicar conteúdo existente: Vasculhe a internet em blogs e sites para buscar conteúdo já existente que possa ser de interesse dos seus potenciais clientes.

4- As redes sociais
O Facebook é a mídia social mais utilizada no Brasil e seus potenciais clientes certamente devem ter um perfil lá. O Google plus, é também uma opção parecida com o Facebook em termos de funcionalidade, porém com menos inscritos. O Instagram é muito bom para quem tem produtos e serviços que possam ser divulgados por fotos, como os de confeitarias, lojas de roupas e acessórios, imóveis, móveis, arquitetos, paisagistas e decoradores e muitos outros.
Se você gosta de fazer vídeos, tenha um canal no YouTube, pois ele permite que você compartilhe o vídeo nas outras mídias sociais que você já utiliza e espalhar para a sua base de potenciais clientes.

Whats App. É uma das mídias sociais mais recentes e mais poderosas. Nele a sua comunicação é muito rápida e você pode postar links dos seus textos, enviar fotos, vídeos ou links de vídeos e artigos.
Utilize seu Whats App como corporativo, tendo os seus potenciais clientes como contatos.

Importante: As mídias sociais são uma via de mão dupla! Não as utilize somente para se promover! Curta e se importe com o que as pessoas postam também, elogie , compartilhe o conteúdo dos seus potenciais clientes, esse relacionamento cria simpatia e abre as portas da comunicação. Escolha uma mídia social primeiro e trabalhe-a, aí depois você vai expandindo para outras.

5- Participe de eventos, faça palestras gratuitas e webnários (palestras pela internet), tente ajudar associações beneficentes, isso também dá visibilidade.

Agora é só praticar. Bons negócios a todos!
Você gostou deste artigo? Compartilhe!
Clique aqui e conheça mais conteúdo interessante!

Clique! marketing@bizmarketing.com.br


Corporative (11) 97639-3535

Facebooklinkedinmail