Em momentos de crise econômica, os clientes diminuem e o faturamento cai, portanto cortar investimentos e apertar os cintos é a reação natural de todo empresário!
Mas cortar investimentos em marketing é o mesmo que cortar as vendas, porém investir o dinheiro que está curto para aumentar o marketing também fica difícil.
A solução: Melhorar a eficiência do seu marketing, gastando melhor!
Como?
1. A primeira medida é analisar se as ações de marketing que você está fazendo estão dando resultado, se sua empresa não está investindo muito dinheiro em campanhas e mídias que dão pouco retorno. Direcione o investimento para aquelas que realmente dão resultado.
2. Identificar o seu público alvo e definir o que chamamos de “personas”. Dentro do seu público alvo, existem perfis diferentes de clientes, por exemplo: dentro de uma empresa existe aquele que vai usar diretamente o seu produto ou serviço, mas existe também aquele que vai decidir pela compra e vai focar mais no custo benefício. Então são duas personas para as quais você vai direcionar uma comunicação diferenciada para cada um.
Por exemplo, uma loja de lingeries vende para mulheres de 18 a 40 que anos têm um perfil diferente de mulheres de 50 a 65 anos, comunique diferente para cada uma delas!
Não atire para todos os lados, você pode perder muito dinheiro sem obter resultados, essa prática ficou no passado!
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3. Defina em quais mídias você vai investir, e principalmente quanto vai investir!
Foque naquilo que já vem dando certo e defina outros canais, fechando um “circulo” em volta do seu público alvo. Cadastre seus clientes, compradores ou não, faça cartões de fidelidade e descontos. Mídias digitais como e-mail marketing, têm um retorno imediato e muito poderoso, além de ser barato e você poder medir o resultado do investimento. Mídias sociais como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e outras têm um custo muito baixo para investimento e se bem trabalhadas á médio prazo podem trazer bons frutos. Anúncios no Google ou Bing adwords. Distribuir conteúdo relevante sobre o que sua empresa faz em seu próprio site, em blogs de terceiros, nas mídias sociais, ajudam a chamar a atenção para o seu negócio.
4. Decida o tipo de comunicação, que visual, quais textos, como abordar os clientes. Teste por um período, tipo uma semana e meça os resultados. Vá apurando o que está dando certo e modificando o que não está. Isto para mídias digitais ou tradicionais como: revistas, jornais, panfletos, anúncios de rádio ou TV.
5. Finalmente, lembre-se que o melhor marketing começa dentro da sua empresa, estreite a relação com o seu cliente. Não adianta nada sua empresa investir tempo e dinheiro para trazer o cliente até vocês e deixa-lo escapar por detalhes como: uma má impressão do seu comércio, um atendimento ruim dos seus funcionários, a falta de cumprimento de prazos.
Tenho certeza que essas ações simples já vão fazer com que o seu negócio economize recursos e atraia mais clientes.
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