Eu gostaria de resumir uma pesquisa muito interessante feita pelo brasileiro e professor da Harvard Business School, Thales Teixeira, em conjunto com mais dois colegas.
Eles convidaram alguns voluntários para assistir alguns anúncios em vídeo de empresas e utilizaram um rastreador infravermelho para monitorar as suas reações, e quais pontos focais eram vistos por esses “consumidores”.
O objetivo era entender e classificar “o que faz um anúncio chamar a atenção do espectador”, “quais elementos fazem com que o espectador continue assistindo a um anúncio em vídeo”, “quais elementos uma propaganda deve ter para chamar a atenção do espectador”, “quais elementos dispersam a atenção do espectador” e finalmente, “o que faz um vídeo se tornar viral”.
As conclusões…..
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1-Os pontos focais do espectador são os atores primordialmente. As marcas e logotipos são percebidos de forma secundária, e o Professor Thales Teixeira acredita que ao longo dos anos, nós consumidores criamos uma resistência a sermos persuadidos pela publicidade.
Então ele sugere que uma marca exposta durante a peça, dentro do produto que está sendo mostrado, mas de forma discreta, tenha mais percepção e fixação na memória do espectador, do que em forma de logotipo num canto, por exemplo.
2-Elementos como emoção e surpresa, são mais eficientes para prender a atenção do espectador, principalmente nos primeiros 5 segundos, evitando que o espectador não assista ao comercial. Porém se esses elementos se mantêm constantes durante os próximos 25 ou 55 segundos, o espectador pode abandonar o vídeo.
A sugestão é trabalhar com esses elementos encadeando várias pequenas cenas, criando ondas de expectativas para prender a atenção do expectador até o final.
E o que faz alguém compartilhar um vídeo, e esse vídeo desencadear um processo de popularização que na internet chamamos “viral”?
Na opinião do Professor Thales Teixeira, isso vai depender do perfil pessoal de quem assiste ao vídeo, mas existem dois perfis que são definidos e já são explorados pelos marqueteiros, principalmente em mídias sociais:
O Extrovertido: Aquele que gosta tanto e se diverte com o vídeo, que resolve compartilhar.
O Egocêntrico: Aquele que compartilha para aparecer socialmente, para ser lembrado.
A conclusão é que as campanhas precisarão ser mais criativas para engajar os consumidores e dar os resultados financeiros que as empresas querem.
Então todos ganharão com mais diversão e mais lucros também.
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