De uma forma bem simples, uma empresa se torna um Omni Channel quando unifica os canais digitais e físicos para vender seus produtos ou serviços.
Exemplo:
Nós conhecemos alguns hipermercados que vendem desde comida a eletrônicos e roupas em suas lojas físicas e em seus sites. Há algum tempo atrás você comprava ou no site ou na loja física, eram canais separados com políticas de preços e entregas separados.
Atualmente essas lojas unificaram esses canais. Você pode comprar no site e retirar o produto na loja física. Ou ir á loja física conhecer e testar o produto e lá mesmo fazer o pedido no site da loja, inclusive pelo seu smartphone e receber o produto em sua casa.
Essas lojas unificaram também o rol de informações sobre produtos, atendimento, entregas e outros.
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O setor de serviço também está se tornando um Omni Channel. Quando entramos no site da nossa operadora de planos de saúde e podemos escolher a especialidade médica, o próprio médico credenciado, marcar uma consulta e confirmar essa consulta sem ter que ligar para o consultório, isto é a unificação dos canais.
Os aplicativos de pedidos de comida pelo smartphone, tablets ou desktop, também fizeram dos restaurantes Omni Channels.
O ser humano sempre procura meios de ter mais conveniência e mais rapidez na satisfação de suas vontades, portanto, se você é um profissional autônomo ou tem um pequeno ou médio negócio, pense em maneiras de unificar seu atendimento digital e físico.
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