Google Adwords Dicas para fazer um anúncio, gastar o necessário e ter resultados!

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Muitos clientes já disseram que fizeram anúncios no Google Adwords, gastaram além do que pretendiam e tiveram um retorno baixo. Por isso este artigo vai ensinar o que você deve saber para ter resultados com o Google Adwords. Obs: Aqui você não vai aprender coisas básicas como abrir uma conta no Google Adwords ou fazer o texto do anúncio, se você precisa saber os procedimentos básicos do Google Adwords acesse o link: https://www.google.com.br/adwords/get-started/?channel=ha&subid=br-pt-ha-aw-brhsln~81353836647

Conceitos que você precisa entender

  • Todos os tipos de negócios devem anunciar no Google Adwords?

Resposta: Na minha opinião, sim! Porque quando uma pessoa faz uma pesquisa na internet sobre um produto ou serviço, ela já está inclinada a compra-lo e se ela chegar até você serão 60% de chances de ela tornar-se seu cliente.

  • Os anúncios são “capturados” pelos robôs de busca e mostrados nos resultados da pesquisa por causa das “palavras-chave” que você deve definir quando está produzindo seu anúncio.

Isso serve tanto para anúncios de texto (importante: o texto do anúncio que vai aparecer não tem nada a haver com palavras-chave), como anúncios de imagem tipo banners.

 

  • O Google Adwords é uma mídia onde quem paga mais aparece mais, com um sistema de leilão.

Obs: Só vale a pena pagar para aparecer na 1ª página. Existe um estudo do próprio Google que mostra que menos de 20% das pessoas vão para a segunda página dos resultados das buscas.

Mais á frente você vai entender como identificar o custo para aparecer na primeira página da busca.

 

  • O Google Adwords oferece as opções de aparecer em Rede de Pesquisa, quando alguém faz uma pesquisa sobre o assunto relacionado ao seu anúncio. E também em Rede de Display, quando o seu anúncio aparece quase que aleatoriamente em sites enquanto as pessoas navegam, ou seja, o Google mostra o seu anúncio para a pessoa que está navegando, independente de ela fazer qualquer pesquisa.

Só opte por anunciar em rede de display se seu produto ou serviço for muito abrangente, se você atender á todo o Brasil ou quiser que as pessoas somente conheçam a sua marca, mas prepare um bom orçamento para isso.

 

  • Devo colocar todas as minhas esperanças e orçamento de marketing no Google Adwords?

Resposta: Não! Primeiro você deve identificar qual o potencial que o Google Adwords tem de divulgar o seu produto ou serviço e trazer clientes para o seu negócio.

Planejando o anúncio e o orçamento

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……continuar leitura…….

O primeiro passo é entender qual o volume de procura que as pessoas fazem do seu tipo de negócio pela internet.

Vamos supor que você tem uma loja de aluguel de fantasias na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

O Google Adwords tem uma ferramenta gratuita para você pesquisar isso é o Planejador de Palavras Chave.

Acesse sua conta, clique em FERRAMENTAS, assim que um menu “cair”, clique em PLANEJADOR DE PALAVRA CHAVE.
Plan 4
Coloque uma ou mais palavras chave que você deseja, mas vamos pesquisar pela palavra-chave: ALUGUEL DE FANTASIAS EM PORTO ALEGRE
Depois de escrever a palavra-chave clique no botão azul EXIBIR VOLUME DE PESQUISA.
Plan 5
Você verá que será exibido um quadro com um gráfico dos últimos 12 meses com o volume de pesquisas realizadas na internet pela palavra-chave: ALUGUEL DE FANTASIAS EM PORTO ALEGRE.
Plan 6

 

Você vai ver que a média de pesquisas mensais é: 260, considerado pelo Google de concorrência média e com um lance sugerido para aparecer na primeira página de busca no valor de R$ 0,66 (este valor pode variar).

 

O que isso traduz para você, que em média 8 pessoas por dia (260 pesquisas dividido por 30 dias) procuram por lojas de aluguel de fantasias em Porto Alegre. É um bom número, se uma dessas pessoas acessar o seu site e virarem seu cliente já valerá á pena.

 

Quanto investir? Se a média de procura por mês é, 260 e o valor do lance sugerido para aparecer na primeira página dos resultados é R$ 0,66 então você deve fazer 260 X 0,66 = R$ 171,60. Arredonde para R$ 172,00 de créditos mensais. Isso é um orçamento para você trabalhar inicialmente.

 

Porém, você se lembra no começo deste artigo que um dos conceitos do Google Adwords é o do Leilão.

Isso quer dizer que o valor de R$ 0,66 pode variar para mais ou para menos de acordo com o horário do dia, período do mês, perceba que os meses de setembro e novembro foram os que tiveram mais procura.

 

Definindo Palavras-Chave

Qualquer palavra-chave que você escolher, você deve pesquisar no Planejador de Palavras Chave do Google Adwords, conforme você viu acima, assim você vai ter uma ideia mais clara da eficiência que ela pode ter, evitando colocar palavras á mais que não lhe trarão clientes potencias e que podem desperdiçar os seus créditos.

 

Se o seu negócio oferece produtos ou serviços específicos, você deve definir como palavras-chave, frases mais completas que definam o que você vende em vez de palavras chave genéricas.

Usando o exemplo da loja de aluguel de fantasias em Porto Alegre, se você usar “aluguel de fantasias” somente, pessoas de todo o Brasil e que não serão seus clientes, devido á localização, poderão clicar no anúncio desperdiçando o seu crédito e orçamento.

 

As palavras-chave podem filtrar os seus clientes por sexo (veja alguns exemplos):

Aluguel de Smoking

Aluguel de ternos

Aluguel de fantasias masculinas

Aluguel de roupas masculinas

 

 

Por localização

Aluguel de fantasias no centro de Porto Alegre

Aluguel de fantasias no bairro “X”

 

Por idade e perfil:

Aluguel de roupas infantis

Aluguel de vestidos para senhoras

Aluguel de roupas para mulheres tamanho grande

 

Outras formas importantes de segmentação

Você deve determinar para pessoas de quais localidades estes anúncios serão exibidos. Isso mesmo, o Google consegue definir a localidade onde está o computador que está fazendo a busca. Então você pode definir o Estado em que o seu anúncio vai aparecer, as Cidades, os Bairros e se o seu negócio é local, pode definir um raio á partir do seu endereço e até o CEP para qual o seu anúncio será exibido.
Locais

 

Conclusão

1-Defina palavras-chave que realmente atraiam o seu público alvo e cliente potencial.

 

2-No final das contas o que importa para você é quanto você investiu por mês e quantos clientes realmente você conseguiu através do Google Adwords. Se você investiu R$ 50,00 em 30 dias e somente 1 cliente efetivamente comprou de você, o seu gasto para atrair esse cliente foi de R$ 50,00.

 

3-É importante lembrar que quando o cliente clica no seu anúncio e vai para o seu site, ele está 60% inclinado a comprar de você, mas fatores como um site organizado, objetivo, fácil de obter informações é fundamental para manter esse cliente e fazer com que ele feche negócio com você, caso contrário ele vai abandonar o seu site e procurar o concorrente.

4-Nem todos os clientes que clicam no seu anúncio estão realmente interessados em comprar, podem ser curiosos ou até concorrentes querendo conhecer o seu negócio.

 

5-O Google Adwords pode ser uma importante ferramenta de marketing para você, mas não coloque todas as suas apostas e orçamento somente no Google Adwords.

 

6-Lembre-se que quando um cliente chegar até o seu negócio, outras questões como qualidade do produto ou serviço, atendimento, objetividade, bom conceito perante os clientes e preço são etapas que sua empresa terá que estar em conformidade com os anseios desse consumidor para que ele se torne cliente verdadeiramente. Se esses quesitos não estiverem equilibrados a ponto de tornar o pesquisador em cliente, você somente gastará dinheiro com o Google Adwords.

Veja também o texto “Entenda Como o Cliente toma a decisão de escolher um produto ou serviço”

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