Acredite, as mídias sociais são um dos canais de marketing com o menor custo e mais eficientes para promover o seu negócio! Repare que todas as grandes empresas são muito ativas nesse ambiente. Só tem um problema, o resultado aparece em médio prazo e o trabalho nas mídias sociais tem que ser constante.
Se você não tem paciência para interagir nas mídias sociais, contrate uma pessoa ou empresa que faça isso para você, ou se você é um “empresário de você mesmo”, peça aos seus filhos ou sobrinhos que façam isso para você, eles vão se divertir e te ajudar.
O funcionamento das várias mídias sociais é praticamente o mesmo.
1- Você se cadastra e cria um perfil pessoal ou da sua empresa, que é a mesma coisa que página, ou canal no caso do YouTube.
2- Você faz “amizades” com pessoas, grupos, canais.
3- Você recebe e posta conteúdo para esses grupos.
4- Todos podem:
Curtir ou “Like” o conteúdo.
Compartilhar, Retweetar ou Share o conteúdo com outras pessoas do grupo ou não.
Comentar e opinar sobre o conteúdo.
Enviar Mensagens privadas para pessoas dos grupos
Dessa forma gera-se uma rede de comunicação em tempo real e muito dinâmica para comentar qualquer assunto!
O que você pode fazer nas mídias sociais:
1- Construir relacionamentos com futuros clientes e clientes já existentes
2- Consolidar o conceito do seu negócio, aumentando a fidelidade dos clientes e fazendo com que eles indiquem sua empresa a outros “amigos”
3- Oferecer descontos ou promoções aos seus “amigos” nas redes sociais
4- Fazer pesquisas em tempo real sobre como o cliente sente o seu produto ou serviço e o que ele gostaria que melhorasse.
Esta regra serve para empresas de qualquer tamanho:
Uma estratégia de marketing só é bem sucedida se ela contemplar várias mídias ou canais ou ações. É preciso fechar um círculo de ações de marketing em torno do cliente. As mídias sociais são somente uma parte do marketing, que pode ter um peso maior ou menor dentro do sucesso do seu planejamento.
Como fazer o marketing nas mídias sociais:
É muito importante observar estas regras, pois elas são fundamentais para que o seu marketing dê certo!
1- Como em qualquer planejamento de marketing, defina os públicos alvo, também chamados “Personas”. As mídias sociais são formadas por grupos de interesses em determinados assuntos onde podemos definir se público mais feminino, mais masculino ou os dois, qual faixa etária é mais participativa. Então você deve definir qual perfil de pessoas podem se interessar pelo seu produto ou serviço.
2- Escolher duas mídias sociais para começar. Crie um perfil para você ou para a sua empresa começando com dois tipos de mídias sociais somente. Aí você vai aprendendo como funcionam cada uma e a trabalhar nelas, depois pode expandir para outras. (Mais abaixo vou passar os links de tutoriais para você aprender a criar um perfil e trabalhar em cada mídia social).
3- Solicitar amizade junto ás pessoa que têm o perfil de clientes que você já definiu.
4- Nunca promover de cara o seu produto ou serviço!
Por exemplo, chegar nas conversas online: “Oi eu sou o Marcelo, se alguém precisar de uma consultoria em marketing é só falar comigo!”
Se eu agir desta forma provavelmente serei excluído ou bloqueado por muitos “amigos” ou até mesmo ignorado.
Dicas:
• Primeiro, leia o que as pessoas estão escrevendo para saber sobre o que elas se interessam e como pensam e como você pode entrar nas conversas causando uma boa impressão, dando opiniões e fazendo comentários que se alinhem com os delas (lembrando que seu objetivo é cativar pessoas e fazer clientes e não expor suas opiniões pessoais em debate com as dos outros).
• Vá aos poucos aumentando sua base de “amigos”, faça solicitações de amizade e aceite solicitações feitas a você.
• Você não precisa necessariamente fazer comentários, pode também postar conteúdo de blogs, notícias ou coisas interessantes ao grupo a que você pertence.
5- O melhor caminho é criar conteúdo que seja relevante para o seu público: escreva um artigo sobre o assunto que você entende, pode ser sobre o do seu negócio. Depois coloque em seu site ou blog, aí depois poste o endereço da página em que você criou este artigo, nas mídias sociais. Aí as pessoas que possam se interessar vão clicar no link postado e irão para o seu site e de forma indireta vão conhecer a sua empresa.
6- Se você fizer uma Fan Page de sua empresa, peça para os seus amigos do seu perfil pessoal curtirem a página empresarial.
7- Não poste o que não interessa. Postar conteúdo só por postar não dá resultado. É melhor postar até um por semana, mas que seja interessante.
8- Sempre responda o mais rápido possível a comentários e solicitações. O público de internet é muito impaciente, então não o deixe esperando.
9- Acesse todos os dias as mídias sociais. Crie uma rotina de uns 15 a 30 minutos por dia para trabalhar as mídias sociais.
10- Tenha paciência. Após uns dois meses, avalie os resultados que você está tendo, faça ajustes e só abra perfis em novas mídias sociais após estar dominando as duas que você escolheu. E siga em frente!
11- Trabalhe com as mídias sociais com que você mais se identifica. É comum as pessoas terem mais afinidade e sucesso com uma determinada mídia social do que com outra. Se você notar que uma mídia social não está dando certo, deixe esta de lado e escolha outra, vá testando.
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