O “Marketeiro Web Analytics”

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Numa realidade em que o Marketing Digital é cada vez mais importante para alavancar o faturamento de qualquer empresa, de qualquer tamanho, um novo profissional surgiu, é o “Marketeiro Web Analytics”.
Qualquer ação de marketing digital gera uma série de informações que podem ser rastreadas, analisadas, interpretadas pelo marqueteiro web analytics e utilizadas por ele mesmo ou em conjunto com outros profissionais para corrigir desvios nas campanhas ou implantar novas ações de marketing e comunicação.
Quando enviamos uma campanha de e-mail marketing é possível saber quais pessoas abriram o e-mail, quais pessoas abriram o e-mail e clicaram em algum link que foi colocado nesse e-mail, tipo para ir para o site da sua empresa. Podemos saber quais pessoas mandaram direto para a lixeira sem abrir o e-mail, e quais e-mails estão desatualizados.
Numa Fanpage é possível saber quantas pessoas interagem realmente com a sua empresa, qual o sexo, idade, localidade onde moram essas pessoas.
No seu site é possível saber quantos acessos são feitos diariamente ou mensalmente, quais páginas foram visitadas, qual a sequência de visitação, quanto tempo os usuários ficaram em cada página, de quais localidades o seu site é mais acessado, cidade, país. Você pode saber se as pessoas acessam seu site predominantemente pelo celular ou computador, em quais dias e horários, e muito mais!
Todas essas informações nos são dadas por ferramentas de análise inclusive gratuitas!

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Sabendo informações de sexo, idade, localidade, hábitos, gostos e etc., da sua audiência (pessoas que compram seus produtos, serviços, acessam o seu site, interagem com sua empresa nas mídias sociais) você pode criar campanhas de marketing, promoções ou uma simples comunicação, mais direcionada e eficiente para eles.
Temos um cliente que criou um e-commerce de acessórios femininos pela internet, e no início detectamos que uma das páginas mais acessadas do seu site era a “Quem somos nós”, a página que descreve o histórico da empresa. Isto traduzia para nós que quem acessava o site ainda tinha uma desconfiança em comprar de um site novo.
Então propusemos alterações na primeira página do site como: Incluir o endereço físico do escritório do site, cnpj visível, que o cliente teria direito á troca e devolução de produtos e também colocamos testemunhais de clientes que estavam satisfeitas com os produtos e atendimento da loja virtual.
O resultado foi que em na mesma semana o acesso á página “Quem somos nós” despencou e as vendas começaram a aumentar.
Outro exemplo é o de um empório de bairro em São Paulo, numa rua movimentada por carros, mas pouco por pessoas. Eles optaram por fazer sua comunicação somente por mídias sociais, no caso com uma fanpage no Facebook.
Em 1 ano eles alcançaram espontaneamente 3000 curtidas na página da loja, mas quando fomos analisar os números, somente 25% das pessoas que curtiram, realmente estiveram na loja. Ou seja, 75% das pessoas que curtiram dificilmente serão clientes realmente.
Então sugerimos aos donos do empório de focar a comunicação nesses 25% de clientes que já estiveram na loja,
e criamos promoções para incentiva-los a voltar e espalhar o conceito da loja para os amigos do bairro.
A análise de dados não é uma atividade recente, empresas como Wal-Mart, Amazon, e empresas de saúde, principalmente nos Estados Unidos se valem dessa poderosa atividade para diminuir seus custos, aumentar seus lucros e fidelizar o cliente. E o melhor é que isto é hoje uma prática acessível a todas as empresas e de todos os tamanhos!
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