O termo Doppelganger Brand Image é utilizado quando uma marca comercial sofre algum ataque que tente desmoraliza-la. Isto pode acontecer com pessoas conhecidas como artistas ou políticos. É mais comum para marcas ou pessoas muito famosas ou em grande evidência.
Veja no exemplo abaixo do refrigerante Pepsi:
Neste caso o “doppelganger” quis mostrar as mudanças no logotipo ao passar dos anos culminando com um consumidor obeso. A mensagem aqui é que o produto não é saudável e quem toma o produto fica daquele jeito.
Outro exemplo é o de Vladmir Putin sendo comparado com o rei francês Luís XVII:
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O que leva ao Doppelganger Brand Image?
1- A insatisfação de algum cliente com a empresa
2- Um protesto ideológico
3- Mas, a forma mais comum é para se promover dentro do seu círculo social. Assim como muitos hackers invadem os sistemas de grandes empresas, sem a intenção de danifica-los, mas para mostrar a sua capacidade, muitas pessoas utilizam o doppelganger com marcas ou pessoas.
Um caso interessante é o do filme “Supersize-me, Um filme de proporções épicas!”, o autor foi Morgan Spurlock.
Morgan Spurlock (que aparece na foto) criou um documentário sobre uma das maiores empresas de todo o mundo, o MC Donalds. Ele demonstrou que o consumo excessivo de fast-food, em específico MC Donalds, pode ser um perigo para a saúde das pessoas.
Como um cineasta independente, Morgan Spurlock atraiu muita atenção por seu documentário e seu trabalho (em outras palavras, uma auto-promoção, um dos conceitos de DBI).
Ele gastou U $ 60,000 para produzir o documentário e tem cerca de 10 milhões de dólares. (fonte: DVDtalk.com, http://www.dvdtalk.com/interviews/morgan_spurlock.html)
Nada mal para alavancar qualquer início de carreira, não?!
Se você tiver curiosidade pode assistir no YouTube uma edição com 7 minutos (https://www.youtube.com/watch?v=N2diPZOtty0)
Filme Completo (https://www.youtube.com/watch?v=n6p3v3EFs7o)
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