Se você é ligado ao marketing ou tem uma empresa, você tem que saber do que se trata!
O Inbound Marketing é uma evolução natural do marketing acompanhando as mudanças no comportamento dos consumidores, estimuladas em muito, pela evolução tecnológica dos últimos 30 anos.
Calma, eu vou simplificar! Sabe aquela frase?: “O consumidor está no poder”
As pessoas hoje assistem TV com o controle remoto bem perto das mãos, ou assistem aos vídeos que querem no computador, tablet ou celular em qualquer horário e local que queiram. Também ouvem músicas, leem livros, revistas, artigos, acessam bibliotecas, museus, conversam com pessoas da mesma maneira.
E elas podem fazer tudo isso sem ver ou prestar atenção a nenhum anúncio que não lhes interessem! Pegou o ponto chave?
Percebendo as mudanças desse novo tempo “digital”, onde a grande maioria dos consumidores vive conectada, e escolhem o que querem e o que não querem ver ou ter acesso, os marqueteiros perceberam que era preciso acompanhar essas mudanças.
Portanto a definição de Inbound Marketing é: utilizar as ferramentas de marketing para cativar o cliente e ganhar a simpatia dele para a sua marca, produto ou serviço. É criar vídeos e peças mais criativas, veiculando-as em canais como Youtube, mídias sociais e sites. Abrir canais de comunicação para os clientes participarem, e dar opiniões sobre a qualidade dos produtos e serviços, muitas vezes ajudando na criação dos mesmos. É disponibilizar em sites, mídias sociais de sua empresa, conteúdo, informação e conhecimento que possa interessar aos clientes. Colocando a marca, produto e serviço numa perspectiva mais sutil e menos direta.
Como a maioria dos consumidores vive constantemente conectada, os canais digitais são os preferidos do Inbound Marketing e por isso algumas pessoas confundem Inbound Marketing como sendo somente marketing digital.
Antes de continuar, você gostaria de assinar nossa Newsletter e receber conteúdo relevante?
Em hipótese alguma distribuiremos seus dados!
……continuar leitura…….
Também cunhou-se o termo Outbound Marketing para definir o marketing mais tradicional, onde a marca, produto ou serviço é exposta de forma muito direta e através de canais mais tradicionais.
Para você que é de marketing ou tem uma empresa o importante não é o In ou Out, mas definir quem é o seu público alvo. Certamente você vai ter que fazer Inbound Marketing, mas pode usar o marketing tradicional também.
Se seu público potencial hoje é de 60 anos para cima, certamente vai dar atenção aos antigos canais e formas de comunicação.
Portanto, lembre-se: em marketing você deve planejar, aplicar, analisar os resultados, fazer tudo novamente….
Não há fórmulas e o aprendizado é constante!
Foi útil para você? Então curta e compartilhe!