ZMOT, Zero Moment Of Truth, ou o momento “Zero” da verdade.
Não se trata de mais uma teoria de marketing ou negócios e sim de uma nova atitude no comportamento de nós clientes para decidirmos pela compra de um produto ou serviço. Tenho certeza que você enquanto consumidor já tem esse hábito, e enquanto profissional liberal ou empresário tem que ter consciência dessa nova postura para alcançar seus clientes e manter o seu negócio.
Em 2005 a empresa americana Procter & Gamble, P&G, encomendou um estudo para analisar o comportamento de clientes na decisão de compra de um produto na prateleira de um supermercado, e esse estudo deu origem ao seguinte esquema:
1ª Etapa: Estímulo -O cliente é estimulado por propagandas ou indicações a comprar um produto.
2ª Etapa: First Moment Of Truth (Primeiro Momento Da Verdade) Nesse estudo constatou-se que a maioria dos clientes levam em média até 6 segundos para visualizar e escolher um produto na prateleira do supermercado.
3ª Etapa: Second Moment Of Truth (Segundo Momento da Verdade) Quando o cliente vai utilizar, ter a experiência com o produto. E dependendo da sua satisfação ou não, a possibilidade de ele voltar a compra o mesmo produto.
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Há apenas alguns anos depois desse estudo, constatou-se que existe uma nova etapa que está após o Estimulo, e antes do First Moment of Truth, que é o momento da compra. Essa nova etapa chama-se Zero Moment Of Truth, que é quando o cliente antes de comprar efetivamente um produto e mesmo um serviço, vai procurar e trocar informações nos sites de comparação de preços, no site da própria empresa, nas mídias sociais, e o mais importante: essa etapa é levada muito á sério pelos clientes e determinante para a escolha ou não do produto ou serviço.
Com a popularização dos computadores, smartphones e acesso á internet, essa pesquisa e troca de informações pode ser feita em qualquer momento e em qualquer lugar.
Como eu já mencionei, tenho certeza que inclusive você enquanto consumidor, já age dessa forma, portanto crie um bom conceito sobre o seu negócio e sua marca nas mídias e canais digitais. Você vai ver que será muito mais fácil conquistar clientes.
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