Em tempos de crise existem dois perfis mais comuns de compradores de imóveis:
1- O Comprador de imóvel para moradia, aquele que não tem alternativa e precisa se aventurar em fazer um financiamento mesmo com taxas pouco atrativas.
2- O Investidor, aquele que guardou dinheiro durante as vacas gordas e agora pode fazer bons negócios comprando imóveis que lhe darão bons rendimentos com aluguel ou imóveis com preços abaixo de mercado e que se valorizem em pouco tempo para que ele venda e tenha um rendimento maior do que se investisse no mercado financeiro.
E como achar esses clientes? Personificando, não atire para todos os lados!
1º Passo– Selecione em seu portfolio de imóveis, aquele que você acredita ser o mais adequado para o perfil Investidor e outro imóvel que você acredite ser mais favorável ao perfil do Comprador para moradia. Somente um de cada perfil.
Lembrando, que o comprador de imóvel para moradia quer um lugar que seja adequado para ele e para a família viverem pelo menos por um tempo, de preferência que a documentação esteja em ordem e que seja fácil o financiamento.
Já o investidor quer preço, boa localização e capacidade de valorização, pois não vai morar no imóvel.
2º Passo– Selecione em seu portfolio de clientes três ou quatro clientes que você acredite ter o perfil Investidor e três ou quatro com perfil de Comprador de imóvel para moradia.
Dica: Você não tem um portfolio de clientes tão grande?! No mundo dos negócios de hoje, um cadastro de clientes é uma das coisas mais valiosas para qualquer empresa, ou na linguagem de mercado uma “base de clientes”.
Cada cliente que pisar em sua imobiliária, ligar para o seu telefone, mandar Whats App, e-mail , mensagem no Facebook ou outro tipo de comunicação, independente de você ter o que ele precisa ou não, anote o nome, idade, número de telefone celular, e-mail, número de filhos, se é casado ou não e o maior número de informações possíveis. Faça um cadastro desses clientes por idade, região, perfil sócio econômico. Não importa, qualquer contato é um potencial cliente! Lembre-se do ditado “Quem guarda tem!”
3º Passo– Comunique seus imóveis para as pessoas certas!
Agora que você definiu o imóvel e para quais clientes vai oferecer, selecione uma foto bem bonita desse imóvel e monte um pequeno anúncio para ser enviado para o e-mail, ou Whats App do cliente, ou para o perfil do cliente no Facebook. Mande o link com as informações do imóvel que está na página do seu site para o cliente acessar e conhecer.
Dica: Personalize, mande a comunicação começando por, “Olá Sr. X ou Sra. X, acredito que este imóvel tem o perfil ideal para você investir”, ou “o perfil ideal para você que está procurando um imóvel para moradia!”
Dica:Sempre que enviar e-mails, selecione a solicitação de entrega e de leitura dos e-mails.
Não envie a comunicação para todos os clientes de uma vez, mande somente para um e avalie o retorno, veja se a comunicação foi eficiente, se houver algo para ser corrigido haverá tempo.
Monitore, pesquise se o cliente abriu o e-mail, viu a mensagem no celular ou no Facebook, se não viu mande novamente. Se não houve retorno por parte dos clientes, telefone, pergunte se viram sua comunicação o que acharam? A partir daí pode surgir negociações.
4º Passo– Busque novos clientes para esses imóveis.
Se os clientes que você definiu não se interessaram, vá em busca de novos! Afinal você tem imóveis “filés”, como se diz na gíria.
Uma sugestão é utilizar anúncios pagos no Facebook. Com apenas R$ 5,00 por dia você pode anunciar seus imóveis.
Na sua conta do Facebook, vá em criar anúncio, dê um nome para a campanha e comece a definir para qual público você deseja que seus anúncios sejam mostrados.
Dica: Defina a localização inserindo marcadores nos bairros onde moram pessoas que você quer que vejam seu anúncio. Selecione a faixa de idade dos potenciais compradores, por exemplo de 30 a 65 anos, sexo: todos.
No campo “Direcionamento Detalhado” (veja figura ao lado) selecione o campo “Dados Demográficos” depois “Financeiro” e depois clique em “Renda”, aí aparecerá várias faixas de renda familiar que você poderá selecionar para que o seu anúncio seja direcionado somente para esse perfil.
Estipule um orçamento diário que você pretende gastar com o anúncio, de preferência até uns R$10,00, deixe rolar durante um dia e no dia seguinte meça quantos cliques ele teve, quem clicou, etc., para você fazer ajustes ou não no anúncio.
Selecione ou crie uma imagem bem bonita do imóvel. Você pode incluir até 5 fotos no anúncio para girar em carrossel. O tamanho deve ter dimensões quadradas como 600 X 600 pixels.
Não coloque texto nas fotos, somente um título, as descrições e links irão no campo específico para textos.
Veja o exemplo abaixo:
Você também pode fazer um vídeo ou apresentação de slides de até 30 segundos dos seus imóveis. O formato do vídeo tem que ser mp4, tela ou formato das imagens recomendadas pelo Facebook: proporção de 16:9 ou 1280 X 720 pixels; ou proporção de 4:3 ou 600 X 450 pixels; ou proporção de 1:1 ou 600 X 600 pixels.
Veja os exemplos abaixo:
Pronto! Agora é só monitorar os anúncios e trabalhar os clientes. Depois replique esse mesmo sistema desde o primeiro passo para os outros imóveis.
Se tiver alguma dúvida sobre a criação de anúncios ou outro assunto é só entrar em contato conosco, ficaremos felizes em atender você!
Clique! marketing@bizmarketing.com.br Corporative
(11) 97639-3535
Bons negócios!
Você gostou deste artigo? Compartilhe!
Clique aqui e conheça mais conteúdo interessante!